Arquivo

Arquivo de dezembro, 2013

“PROJETO DE CORAL INFANTIL”

10, dezembro, 2013 Sem comentários
  • Projeto de Canto Coral Infanto-Juvenil
    Regente:- Lydia de Godau Pereira
  • 1 – Objetivos:
    Incentivar crianças e jovens a se expressarem através dos sons e dos ritmos de músicas de várias procedências (populares, folclóricas, clássicas, renascentistas, modernas,rítmicas, negro spiritual, etc), para se tornarem mais criativas, observadores, seguras, extrovertidas, produtivas e principalmente mais felizes.
    Oferecer aos alunos a possibilidade de se apresentarem para diferentes comunidades, levando mensagens de paz, amor e alegria, que através do canto fluem dos pequenos cantores para os ouvintes.
    Melhorar: 1.a capacidade respiratória, motora e de coordenação geral dos participantes; 2. a convivência em grupo, tendo que estar atento ao volume e qualidade de sua voz ; saber ouvir a melodia do colega sem se perder na sua própria.
    Conhecer a vida e obra de compositores de todos os gêneros através das peças que estudam.
    2- Público Alvo:
    Crianças de 6 a 11 (infantil) e Jovens de 12 a 18 anos

    3- Horário ideal para a atividade:
    duas horas semanais,
    4- Desenvolvimento das atividades:
    Jogos de desinibição:;
    Aquecimento: Corporal: cabeça, ombros, braços, tronco, pernas e pés.
    Respiratório: exercícios de inspiração e expiração controlados, aliados a jogos e movimentos físicos.
    Vocalizes, exercícios com manussolfa, notas e valores musicais
    Cânones
    Ensaios:- peças novas a serem trabalhadas; Revisão de peças conhecidas
    Coreografias sugeridas com a participação dos alunos
    Desaquecimento:- exercícios específicos para término de ensaio.
    Criação de grupos cantores e solistas para performances.
    Apresentações:- nelas são avaliadas todas as atividades desenvolvidas
    5- Estratégias:
    Fazer da aula, um horário prazeroso de expressão pessoal e coletiva, dando oportunidade para que o artista que há em cada criança, tenha a oportunidade de florescer, crescer e multiplicar-se entre todos os participantes.
    Passagem rápida de um ritmo para outro, de uma melodia para outra, evitando a dispersão e mantendo o interesse sempre presente.
    Exercícios rítmicos e de coordenação motora. Trabalho da voz aliado ao movimento corporal.A interpretação da música indo além das palavras, com a participação total do corpo (movimentos de dança e cênicos).
    6- Conteúdo:
    De acordo com o nível dos alunos, serão desenvolvidas músicas que tragam algum novo elemento que acrescente conhecimentos rítmicos, musicais e de textos (outros idiomas).
    Mensagens sobre as datas comemoradas durante o ano, temas livres, temas infantis e atuais.
    • microfones (4 apropriados para o canto coral), mesa de som e caixas amplificadoras.
    • Teclado e suporte por conta do professor.
    Material Individual
    Cada aluno necessita: 1. Ter um gravador (pode ser o do celular) para gravar sua voz para estudo;
    2.uma pasta com 50 plásticos , onde são colocadas as partituras em estudo;
    3. uma ficha com foto, onde são colocadas todas as informações sobre o aluno;
    4. uniforme – a decidir
    Espaços e transportes
    Como o Coral é muito conhecido , recebe inúmeros convites para cantar em Encontros de Corais, Parques, Bibliotecas, Teatros; estações do Metrô, TV, etc.. .
    Convites fora do Estado de São Paulo necessitam de transporte, hospedagem, e alimentação.
    8- Recursos Humanos
    São necessárias as participações de:
    Assistente do Coral:- pessoa que cuida das presenças, uniformes, avisos aos pais, autorizações para saídas, resolução dos problemas diários.
    Preparadora Vocal:- pessoa que trabalha a extensão da voz, a emissão correta dos sons, a respiração adequada para cada tipo de fraseado.
    Auxiliar de Regência:- pessoa que durante as aulas (onde normalmente temos ensaio a 2 ou mais vozes), auxilia na clareza e manutenção das outras vozes e do comportamento.
    Pianista:- pessoa que no teclado ou piano acompanha na hora, as repetições, as mudanças de tonalidade necessárias para o ensaio e que no final, toca ao vivo nas performances.
    Coordenadoras de disciplina e ordem: 4 mães que mantém a disciplina durante o ensaio e que se encarregam do xerox, da distribuição de partituras, e que estão sempre prontas para qualquer emergência(entrega de lanches, observar os alunos durante os transportes, alguém que se machuca, entrada e saída de cena, etc…)
    Coreógrafo: que se encarrega de ver a parte cênica do coral, com gestos adequados à cada: situação. Este tipo de trabalho faz com que o interesse dos alunos aumente, pois além de cantarem utilizam o corpo para a expressão.
    Regente:- seu trabalho inclui : a escolha de repertório; a adaptação deste para o grupo; a afinação, a qualidade vocal e regência do grupo; a escolha das programações adequadas;
    9- Para divulgação
    No site, no facebook, na internet, no youtube serão colocados vídeos, áudios de trechos de músicas cantadas..
    10- Avaliação:- é feita através de testes vocais realizados semestralmente e através das apresentações que acontecem durante todo o ano letivo.

Oficina de Canto Coral Vozes do Futuro
Regente:- Lydia de Godau Pereira
Email:- lyragodau@terra.com.br / lydiadegodau@ecoart.mus.br
Site:- www.ecoart.mus.br/blog
Fone:- 2236.8438 – cel 99941.4837
Endereço para correspondência:- Rua Conselheiro Moreira de Barros, 2933 apto 6l bloco 4 – Lauzane Paulista – CEP 02430-001 – São Paulo

Categories: Geral Tags: